Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Mar


(Ilustração de Maria Helena Amaro)

Gosto de mar
dos búzios
das conchinhas
dos beijinhos
das algas
das marés...
Dos penedos
das dunas
das pocinhas...
Gosto do mar
das ondas altaneiras
que molham o meu rosto
das espumas de renda
que alagam os meus pés...
Gosto do mar
dos barcos
das traineiras
dos gritos
dos pregões
da lota em desalinho
e até dos palavrões
que ouço nos caminhos...

Gosto do mar
do ronco do farol
dos penedos do breu
das gaivotas serenas
a voar na marina...
Gosto do mar
do azul deste céu
até do nevoeiro
que me molha e me prende
quando caminho só
na praia de Esposende...

Gosto do mar...
Da serra vim
para nascer aqui
de parto prematuro...
O mar foi o meu senhor
foi meu berço seguro.
O mar foi meu amor...
Foi meu parceiro
no descobrir a Fé
no rosto tão tisnado
arrogante e trigueiro
de um velho pescador.

Gosto do mar.
Mais do que tudo aposto.
Desculpem os serranos,
desculpem, por favor,
mas é do mar,
mas é do mar que gosto!

O mar não tem idade...
O mar não tem medida...
Por isso é que eu o amo
e ele me possui
aqui, por toda a vida!

Maria Helena Amaro
Esposende
8 de agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário