Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Mágoa


(Ilustração de Maria Helena Amaro)

Come na minha mesa
dorme ali ao lado
é a penumbra da minha manhã
e o desassossego da noite serena...

É a gota de sangue
da minha veia aberta
a lágrima suspensa
do meu rosto apagado...

É a pergunta ansiosa
do meu olhar vidrado
o ranger de uma porta que
permanece aberta
e o fru - fru dessa cortina solta.

Colada a mim como um verme nojento
descansa no sofá da minha sala
e respira o ar que eu exalo...

Toda a vida a vê-la
a pressenti-la
a espiar-lhe o rosto e o arfar
é a névoa da tarde pardacenta
e o gotejar da janela embaciada...

Envolve-se no ar que eu respiro
no meu cheiro, no meu gosto
no meu ser...
Para sempre... para sempre
para sempre...
É só olhar e ver...
Não vale a pena tentar
sacudir
gritar
esbracejar
romper...
Rasgo a alma só de a
expulsar...
Mas ela permanece...
Até morrer!

Maria Helena Amaro
Abril, 1995
(Prémio Camões) 

Sem comentários:

Enviar um comentário