Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Passado


(Fotografia de António Sequeira)
 
Vem perguntar se te lembras de mim
se eu sou a pequena envergonhada
olhando o Sol com a mão feita fala
com medo de perder-me ou
tropeçar na estrada...

Vem perguntar-me se ainda sou teimosa
se atiro a bola e não procuro a bola,
se faço "monas" de trapo e de serrim
e vou deixa-las à porta do meu bairro...

Vem perguntar-me se sou a pequenita
à procura de crescer sem ter vontade
de dizer aos outros que cresci...

Vem perguntar-me
talvez eu já não saiba
distinguir entre o passado pobre
e o presente que mostras ser ditoso.

Vem perguntar-me...
Não me lembro de ti,
sei apenas que ao longo da vida
encontrei às centenas
uns olhos como os teus
e na partida
talvez porque não os quis fixar
nunca lhes disse Adeus!

Maria Helena Amaro
Praia de Esposende
Agosto, 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário