Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

sábado, 20 de outubro de 2012

Aposentação




(Ilustração de Maria Helena Amaro)


Autocarro acima,
autocarro abaixo,
lá ia eu de sacola no braço
atravessar
toda a cidade
sem chegar
a Gualtar...

Era assim
isto
todo o dia...
Escolinha à espera
Todo o inverno
outono
primavera
No verão
era o lazer a lassidão... 
Era a vida perene
de trabalho
de canseiras
de arrelias
de lições...
Os meninos à espera
pr'a me darem
consumições
cuidados
alegrias...

Regressava a casa
cansada mas feliz
que a Escola era a casa bela
onde abria uma porta
e uma janela
para a vida futura...
Tempo de rosas
de risos
de Ventura

Hoje
ao recordar
ao reparar
no autocarro que passa rastejante
fico a pensar
que o melhor da vida
é trabalhar
mesmo que o trabalho
seja duro
cansativo
extenuante...

Autocarro
que levas meninos de Escola
vens dizer-me
que não podes levar-me
a atravessar
a velhinha cidade
sem chegar
a Gualtar...

Neste meu tempo
de repouso e calma
dói-me a vida!
dói-me o corpo!
dói-me a alma!

Maria Helena Amaro
Inédito, novembro, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário