Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vida III

(Fotografia de António Sequeira)

Nascida e criada
na terra do vento
fiz-me menina a escutar o mar
fiz-me mulher a ouvir a nortada
fiz-me senhora a namorar
o mar...
Terra do vento Norte
dos ais e dos lamentos
Senhora da Saúde
Senhora da Soledade
Senhora do Mar dos navegantes
Senhora dos Aflitos
Tanta dor! Tanto choro! Tantos gritos!

E o mar bailava ao sabor dos vento...
E eu crescia entre a Paz e o Tormento.

Fiz-me senhora a ensinar meninos
de olhos cor do mar
filhos de pescadores e mareantes
filhos da água, da terra e da maré...
Filhos da maresia e da tormenta.

Nascida e criada na terra do vento
enchi meu coração de água salgada...

Fui pela vida com o mar no meu peito
e assim fiquei marina deste jeito
nua e perdida
na praia deserta...

Ai se o mar voltasse a ser quem era
lá ia eu de novo marear
lá ia eu escutar a nortada
lá ia eu a namorar o mar...

Lá ia eu... Lá ia eu... Lá ia eu...
sem barco e sem remos
em caminhos perdidos
mas com o som da nortada
a chamar, a gritar
nos meus sentidos!

Maria Helena Amaro
Inédito, Esposende, outubro 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário