Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Poema do Menino Louco


- Mãe, eu quero o Sol! -    
            E as Aves cantaram…
- Mãe, eu tive um Sonho! -
            E as estrelas sorriram…
- Mãe, tenho um Desgosto! -
E as nuvens tremeram…
- Mãe, eu fiz um Verso! -
E a Mãe
Angustiosamente
Ergueu o filho nos braços
Pouco a pouco
E comentou:

O meu menino é louco!
Quem o vai escutar?

……………………………………………………………………….
O Poema do Menino Louco
Não fala de fome ou de tristeza…
Para que servem as Mensagens de Dor?
Há madrugadas brancas
Nos seus risos sem cor…
E quando canta…
Canta tão bem, Senhor!

Veste-se de Azul a alma do Menino…
- Se Deus o fez Poeta! –

- Ó Mãe, porque são brancas
As velas sobre o mar?
- Sei lá, meu filho!
E o menino louco
Esperneia, sorri
E fica-se a sonhar…

«…Iô…Iô… Iô…
Dizem as lendas
Que as feiticeiras em noites de luar
Dançam à roda… à roda… iô… iô…
Suspensas sobre o mar…
Iô… iô… à roda… iô… iô…
À roda sem parar…
E os pescadores
De velas brancas soltas
Ao vento a tremular,
Cantam com elas
Iô… Iô… Iô…
E põem-se a rezar…
………………………………………………………………..

Ai, o Poema do Menino Louco!
- Ó Mãe, eu fiz um Verso!
- …
- Ó Mãe, eu fiz um Verso!
- Quem o vai escutar?  

                                  
 

Maria Helena Amaro
In, «Maria Mãe», 1973

Sem comentários:

Enviar um comentário